TrueNAS Scale 22.12.2

@grupocubobrasil

 TrueNAS SCALE 22.12.2 aplicada no início deste ano, há uma intenção clara de nossa equipe de conversar um pouco mais com a empresa. Algumas das mensagens aprimoradas vêm por meio de novos sistemas de hardware e suporte para gerenciamento de NVDIMM e melhorias nos recursos de  replicação. Mas outro grande impulso veio no suporte a aplicativos, tornando os aplicativos TrueNAS SCALE um negócio muito maior.

O grupo CBR entregou um novo Mini R, configurado com TruNAS SCALE, e nos pediu para dar uma olhada um pouco para ver o que pensávamos sobre o catálogo de aplicativos e integrações aprimorados a qual apresenta um novo conjunto de aplicativos no catálogo TrueNAS. Esses aplicativos são classificados em três trens com base nos níveis de suporte e manutenção. O trem "Comunidade" consiste em aplicativos fornecidos pela iXsystems ou pela comunidade, com o iX revisando e moderando as mudanças, mas não fornecendo suporte direto. 

Embora fisicamente maior que os outros Minis, o TrueNAS Mini R usa esse espaço para armazenamento. O servidor 2 U de profundidade rasa oferece 12 baias de armazenamento SATA de 3,5 "que podem ser usadas com uma combinação de SSD e HDD.

TrueNAS SCALE no Mini R oferece energia suficiente para realizar o compartilhamento ZFS totalmente distribuído com a capacidade de executar vários contêineres. Embora a CPU não tenha sido projetada para ser uma usina de energia (2,20 GHz Intel Atom C3758 CPU), é um chip de oito núcleos e oito threads com um cache L16 de 2 MB. 

É um chip de 14 nm baseado em Intel Denverton lançado pela primeira vez no Q3 3, ele absorve energia com um TDP de 2017 W: possui (e usa totalmente) RAM DDR25 ECC. Nossa unidade de teste é configurada com 4 GB. Para atender à necessidade de processamento e aceleração mais rápidos, o TrueNAS requer uma quantidade significativa de RAM e pode exigir até 64 GB por TB para realizar a desduplicação. O mínimo é de 5 GB de RAM com até oito unidades e adicione 8 GB para cada unidade acima de oito. 

É melhor considerar 1 GB ou 16 GB como a norma para uma distribuição básica. Em nossa experiência foi que a CPU era mais do que adequada para executar o TrueNAS e acompanhar diferentes contêineres e até mesmo algumas máquinas virtuais. TrueNAS SCALE ainda oferece todos os recursos de compartilhamento ZFS e TrueNAS CORE, ao mesmo tempo em que adiciona novo suporte para aplicativos em contêiner via Docker e catálogo de aplicativos selecionado. 

Os aplicativos TrueNAS SCALE são muito semelhantes aos suportados pelo TrueNAS CORE. Selecionar o aplicativo da lista e implantá-lo é equivalente à experiência de implantação e gerenciamento do TrueNAS CORE. Aplicamos testes com "Home Assistant" e "Grafana" e é tão simples quanto escolher, clicar e implantar. Depois de iniciado, ele exibe o número da porta do aplicativo em execução e pode ser acessado por meio de um navegador em rede. Simplesmente tivemos que abrir um navegador, inserir o endereço IP do NAS e o número da porta do aplicativo e cada novo aplicativo nos recebeu com uma tela de configuração e configuração.

Embora estivéssemos interessados principalmente em dar uma olhada no catálogo e na integração dos aplicativos TrueNAS SCALE, queríamos pressionar o Mini R um pouco em termos de desempenho para ver como ele funciona. Para esta revisão, nossa unidade foi equipada com 4 SSDs iX SATA de 1,9 TB e 8 HDDs 10 TB WD Red Plus. Nossa unidade também incluiu a pegada atualizada de 64 GB de RAM. Mencionamos o desempenho do flash dentro da nossa unidade de teste iX Mini R. 

Configuramos dois pools de armazenamento RAIDZ2, cada um com compactação habilitada, mas sem desduplicação habilitada. Analisamos tanto o desempenho externo por meio da conexão de 10 GbE quanto o desempenho interno quando o armazenamento foi apresentado a uma VM do Server 2022 em execução em seu sistema. Mencionamos o desempenho do flash dentro da nossa unidade de teste iX Mini R. Configuramos dois pools de armazenamento RAIDZ2, cada um com compactação habilitada, mas sem desduplicação habilitada. Analisamos tanto o desempenho externo por meio da conexão de 10 GbE quanto o desempenho interno quando o armazenamento foi apresentado a uma VM do Server 2022 em execução em seu sistema. 

Nossa conclusão é de que há muito para explorar no catálogo de aplicativos TrueNAS SCALE e, na maioria dos casos, é fácil trabalhar com ele, especialmente para aqueles familiarizados com TrueNAS SCALE. Existem outros pontos, porém, onde é fácil se perder nas ervas daninhas. A comunidade certamente desejará continuar criando documentação e guias para usuários que desejam explorar fora dos caminhos da empresa e dos aplicativos oficiais. 

Também é bom ver hardware otimizado como o iX Mini R. Com a transição para o Linux, o poder do ZFS e a capacidade de hospedar contêineres e VMs, este é um dispositivo capaz para PMEs com a versatilidade necessária para expandir no futuro. O contínuo crescimento combinado da plataforma de software, com maior suporte para hardware empresarial e serviços de dados, e crescente variação de plataformas de hardware, são bons passos em frente para TrueNAS em geral e SCALE em particular, à medida que o iX continua a impulsionar ainda mais a pilha de TI empresarial.