Dell PowerEdge T160
@grupocubobrasilA Dell atualizou recentemente sua linha de servidores com duas novas opções para casos de uso de borda, como implantações de varejo e pequenos escritórios. PowerEdge R260 é uma unidade de rack de profundidade rasa, enquanto PowerEdge T160 é um servidor de torre compacto e elegante. Ambos são alimentados por uma única CPU Intel Xeon E-2400 e são projetados para serem servidores capazes e econômicos.
Visualmente, duas coisas imediatamente chamam sua atenção com o T160, especialmente se você tiver experiência prática com o T150, que este substitui. O PowerEdge T160 é 42% menor que o T150, tornando-o tão confuso quanto um PC de formato pequeno. A outra mudança notável é a mudança para uma moldura sem pintura. A Dell indica que "foram feitas escolhas para projetar peças que não exigem processos secundários, como soldagem, retificação e pintura". Pular apenas a pintura reduz o uso de produtos químicos e o desperdício geral de materiais. Uma certa porcentagem da caixa de aço é reciclada e a Dell pretende aumentar ainda mais o uso de aço reciclado neste servidor no futuro.
Especificações PowerEdge T160
Conforme observado, o T160 suporta um único Processador Intel Xeon E-2400, em comparação com o E-2300 no T150. Nosso sistema de revisão considera o SKU high-end da família. O processador Intel Xeon E-2488 oferece uma velocidade de clock básica de 3,2 GHz com 8 núcleos, 16 threads, cache de 24 MB, 48 pistas PCIe, DDR5-4800 (até 128 GB) e um TDP de 95 W. O cartão suporta 4 slots DIMM, nosso sistema tem 2 slots preenchidos com DIMMs de 16 GB para um total de 32 GB.
O PowerEdge T160 faz um ótimo trabalho com armazenamento, suportando 5 unidades SATA/SAS (3 x 3,5″ e 2 x 2,5″). O sistema de revisão é configurado com três HDDs de 2 TB de 3,5″ e um SSD de 480 GB. Uma força de armazenamento chave, o T160 oferece a unidade de inicialização redundante BOSS-N1 NVMe, com acesso hot-swap externo a SSDs As unidades BOSS são unidades NVMe de 960 GB Micron 7400.
Passando para a expansão, existem três áreas de expansão no T160, uma é projetada para ser ocupada por unidades BOSS, que estão conectadas diretamente à placa-mãe. Dois slots PCIe tradicionais estão disponíveis, um Gen4 x4 e um Gen4 x16. Ambos são HHHL Nossa configuração inclui uma NIC no segundo slot e um adaptador PERC H755 no terceiro. A parte traseira do servidor possui uma variedade de opções de conectividade e uma única fonte de alimentação. A Dell oferece opções com cabo de bronze de 300 W ou cabo de platina de 500 W, dependendo da sua configuração. Os puristas de servidores vão querer fontes de alimentação gêmeas nesta compilação, mas não é para ser. A Dell optou por priorizar o custo e a pegada com o T160, a Dell oferece servidores de torre maiores com projetos de energia redundantes.
Dell PowerEdge T160 com Proxmox
Com apenas 8 núcleos, uma licença ESXi não será muito cara para esse garotinho, mas dado o perfil de custo do T160, achamos que o Proxmox pode ser uma escolha mais viável. O T160 tem potência suficiente para configurar algumas pequenas VMs sem muitos problemas. E agora com Veeam anuncia suporte para Proxmox, empresas ainda maiores podem se sentir mais confortáveis usando o Proxmox no limite.
Fazer o Proxmox funcionar foi bastante simples. Depois de instalar o hipervisor e fazer login no sistema através do nosso navegador, nos deparamos com sua interface de gerenciamento intuitiva. Para esta revisão inicial, nosso foco foi mais limitado à instalação de uma VM convidada, mas foi uma brisa. Realizaremos testes mais aprofundados em uma peça posterior que cobrirá o Proxmox com mais profundidade nesta plataforma.
O Dell PowerEdge T160 é um pequeno servidor atraente para casos de uso de ponta, como pequena vida útil de escritório ou implantações de varejo. No geral, o T160 é relativamente modesto, talvez ainda mais com o design de aço industrial. O Intel Xeon interno carrega apenas 8 núcleos, mas a opção de 128 GB de DRAM e acesso a até 5 SSDs SATA/SAS (mais BOSS) dá ao T160 o potencial de um pouco de novidade. Dito isto, o servidor deve funcionar bem o suficiente para a finalidade pretendida, e o iDRAC9 simplifica a implantação e o gerenciamento remotos. O T160 também faz parte dele o NativeEdge da Dell. A única pequena reclamação que temos com o sistema é a fonte de alimentação única, mas por outro lado entendemos por que a Dell tomou essa decisão. Achamos que é um comércio justo, o chassi menor facilita o abandono do T160 praticamente em qualquer lugar e dada a sensibilidade ao preço neste segmento de mercado, manter o preço inicial baixo é uma preocupação importante. Em última análise, apreciamos o design, a opção de unidade de inicialização BOSS, o gerenciamento iDRAC e uma variedade razoável de flexibilidade de armazenamento. Também gostamos do chassi sem pintura e não nos importaríamos de ver a Dell fazer mais. Para organizações que desejam um mini servidor, não há muitas opções disponíveis; o HPE MicroServer, por exemplo, é bastante antigo neste momento. Pequenos sistemas como este têm que se comprometer e o T160 não é para todos.