WD My Cloud DL4100

@grupocubobrasil

O meu Cloud DL4100, projetado para ser fácil de implantar e ao mesmo tempo oferecer novos recursos aos usuários, é o novo SOHO NAS de quatro compartimentos da WD. Todos os componentes do DL4100 são fabricados pela WD, portanto, o sistema totalmente integrado está pronto para uso desde o primeiro uso, oferecendo o espaço de armazenamento de até 24 TB, 117 MB/s de leitura e 107 MB/s de gravação. 

Para muitos o sistema operacional MY Cloud da WD (fornecido como padrão com o DL4100) permite consolidação de PC/Mac, acesso remoto e móvel (computador, tablet e smartphone), suporte a aplicativos de terceiros e manutenção de desempenho para vários usuários. A WD promete fornecer confiabilidade, segurança e escalabilidade, conforme evidenciado em seus recursos. 

O DL4100 vem com HDDs WD Red NAS, especificamente otimizados para uso 24 horas por dia, 7 dias por semana, XNUMX em XNUMX em ambientes NAS, proporcionando compensação de vibração, maior eficiência energética e perda inesperada de energia. O dispositivo em si também está equipado com proteção contra perda de energia com portas de alimentação duplas. 

O sistema também minimiza o tempo de inatividade da rede devido a NICs duplas que suportam agregação e failover de links de rede. Em caso de problemas no servidor, o recurso de alerta móvel My Cloud OS atualizará os administradores sobre o status do dispositivo. A criptografia de volume e o backup local, remoto e em nuvem ajudam a proteger os dados do servidor.

Como muitos sistemas NAS no mercado, o DL4100 deixa muito espaço para futuras expansões. Embora venha de fábrica com 2 GB de RAM, o WD inclui slots de expansão de até 6 GB. Em termos de capacidade de armazenamento, o DL4100 pode ser adquirido com 24 TB, 16 TB, 8 TB ou 0 TB (sem drives), permitindo aos usuários personalizar seu investimento inicial para atender às suas necessidades atuais. Graças às carcaças das unidades sem ferramentas de troca a quente, a capacidade total pode ser aumentada conforme necessário. O WD também suporta a ligação em cadeia pela Ethernet para que vários dispositivos NAS possam ser conectados ao DL4100 se forem necessários mais de 24 TB. 

 

O WD My Cloud DL4100 tem um design muito semelhante ao do EX4 exceto a porta USB para cópia rápida na parte frontal esquerda. O DL4100 possui chassi todo em metal preto com ventilação em ambos os lados do aparelho. A frente do dispositivo possui uma tela de status LCD que corre ao longo da parte superior com setas de seleção para cima/para baixo para controlar a leitura no display. Abaixo da tela existem quatro unidades substituíveis a quente sem ferramentas, sem bandeja. As unidades são extremamente fáceis de trocar, basta puxar a trava e a unidade abre imediatamente. 

 

A parte traseira do dispositivo possui o ventilador de resfriamento que ocupa a maior parte do espaço com um botão de reinicialização embutido, duas portas USB, duas portas Ethernet e duas fontes de alimentação que funcionam ao longo do lado direito. Configurar o WD My Cloud DL4100 é simples. Se o seu NAS já estiver preenchido com unidades, conecte-o, conecte-o a um roteador por meio de um cabo Ethernet e o LED de alimentação será ligado quando começar a piscar e ficar azul sólido quando estiver pronto. Uma vez ligado, abra um navegador da Web e insira o URL do dispositivo. Através da URL os usuários passarão pelos suspeitos habituais com configuração do dispositivo: senhas, idiomas, aceitação de contratos de licença, etc. Em seguida, está pronto para uso.

O DL4100 executa o sistema operacional WD My Cloud e é gerenciado por meio de GUIs móveis baseadas em navegador da web. Através do painel, os usuários têm um grande ícone disponível para itens como capacidade, integridade do dispositivo e atualizações de firmware, tarefas de rede, CPU e RAM, dispositivos móveis e em nuvem conectados, número de usuários acessando o NAS e aplicativos instalados. Na parte superior do painel há guias para tela inicial, usuários, compartilhamentos, acesso à nuvem, backup, armazenamento, aplicativos e configurações. O canto superior direito apresenta placas de dispositivos USB conectadas, notificações, ajuda e uma placa de desligamento, reinicialização e desconexão para os usuários. 

A guia Compartilhamentos permite que os usuários definam pastas para inserir arquivos; essas pastas podem ser públicas (todos os usuários têm acesso) ou privadas (os administradores configuram o acesso para usuários específicos). Clicar em uma pasta compartilhada informa ao usuário o nome e a descrição, se é público ou privado ou não, quem tem acesso e seu uso.

Através da guia Backup, os usuários podem criar processos para vários tipos de backups. Esses backups incluem: um backup por meio de um dispositivo USB conectado. Uma opção de backup remoto que permite fazer backup do sistema My Cloud em outro servidor (dentro da rede ou fora dela). Uma opção de backup interna onde o conteúdo existente é movido para outro local dentro do sistema My Cloud. Uma opção de backup em nuvem permite a criação de backups remotos que podem ser acessados através de dispositivos móveis. E uma opção de backup de câmera para fazer backup de fotos no My Cloud, esta opção pode ser ativada para funcionar automaticamente. 

Embora o DL4100 não seja exatamente um concentrado de energia na área de desempenho, é extremamente fácil de implantar e usar. Ele também vem com vários recursos interessantes para uma pequena empresa que são simples de configurar imediatamente, como backups e acesso remoto. A WD também atingiu um preço bastante bom, o que abrirá mais portas, especialmente considerando o poder da marca WD. Para pequenos grupos de trabalho ou home offices onde você pode aproveitar os benefícios do NAS, o DL4100 é definitivamente uma oferta viável onde a facilidade de uso e implementação são preocupações fundamentais. Conclusão: WD My Cloud DL4100 é um NAS de 4 compartimentos que oferece às empresas armazenamento seguro, confiável e fácil de gerenciar, proporcionando tranquilidade aos pequenos escritórios e recursos como acesso remoto a partir de dispositivos móveis.